Mensagens de Erro

Erros ExcelSabe quando você está no meio da criação de uma planilha, realizando a formatação desejada, inserindo dados, colocando as fórmulas e de repente recebe uma mensagem estranha iniciada por um sinal de # na célula em que estava inserindo a fórmula?

Muito bem, quando você entra com uma fórmula ou até mesmo está editando uma ou altera um ou mais valores de entrada da fórmula, o MS Excel pode mostrar um valor de erro como resultado da fórmula. Sim, estas mensagens indicam que houve algum erro e é necessário um tratamento para o mesmo.

As principais mensagens no MS Excel são:

#DIV/0! #N/D #NOME? #NUM! #REF! #VALOR!

 Vamos entender um pouco sobre estas mensagens:

#DIV0O erro #DIV/0! Quase sempre indica que a fórmula está tentando dividir um valor por 0, o que é uma inconsistência matemática, certo?

Isso ocorre normalmente por conta de uma referência a uma célula que ou está vazia ou contém o valor 0.

Por exemplo:

Você pode ter uma planilha em que entre com o valor total de um bem a ser comprado, a quantidade de prestações e colocar uma fórmula para calcular o valor das parcelas.

Tela01 - DIV0

Caso você ou alguém que utilize a planilha digitar o valor 0 na célula C3 (Prestações) ou até mesmo apagar por engano o conteúdo desta célula, o MS Excel retornará como resultado a mensagem #DIV/0!

Tela02 - DIV0

Para evitar este tipo de erro, você pode realizar um teste de validação dos valores em sua fórmula, como por exemplo:

formula correta div0

 Ou seja, se o valor da célula C3 for igual à 0, então o MS Excel apresentará o texto Prestações? Como resultado (Repare que o mesmo está entre aspas duplas na fórmula, pois trata-se de um texto), caso contrário, existe um valor diferente de 0, o MS Excel realiza a conta C2/C3.

#NDO erro #N/D é a abreviação de “Não Disponível” e indica que a fórmula não pôde retornar um resultado legítimo. Normalmente isso ocorre quando se usa argumentos impróprios em uma função ou se quando se omite um argumento obrigatório à função/fórmula.

Por exemplo:

Você tem uma relação de nomes e realiza uma pesquisa para verificar a posição que o nome escolhido está.

Para isso usamos a função CORRESP, onde E3 é o valor procurado; B2:B7 é a matriz onde os nomes estão colocados e 0 indica que eu quero a correspondência exata.

Tela01 - ND

O nome Carlos está na posição 2, ou seja, é o segundo nome da relação. Agora, imagine que eu peça para pesquisar um nome que não existe, por exemplo Sérgio:

Tela02 - ND

Vejam a mensagem de #N/D, pois o nome não está relacionado na lista.

Não temos como saber se o nome existe ou não na lista. O que podemos fazer é tratar esse tipo de comportamento com o uso da função É.NÃO.DISP() do MS Excel em conjunto com a função SE. Ficaria assim:

Tela03 - ND

A fórmula primeiro verifica se a função CORRESP retornará uma mensagem de #N/D através da função É.NÃO.DISP e se isso for verdadeiro, retorna a mensagem “Não existe”, caso contrário, realiza a função CORRESP.

#NomeEssa mensagem ocorre quando o MS Excel não reconhecer um nome utilizado em uma fórmula, ou quando ele interpretar o texto dentro da mesma como um nome indefinido, ou seja, isso significa que o erro #Nome? Poderá aparecer em uma grande variedade de situações:

  • Você digitou um nome incorreto de função;
  • Você usou um nome de faixa ainda não definido;
  • Você digitou incorretamente um nome de faixa;
  • Você usou um valor de texto sem o colocar entre aspas duplas;
  • Você inseriu uma referência de faixa e sem querer esqueceu de usar os dois pontos;
  • Você usou uma função de um suplemento do MS Excel ainda não instalado.

É um erro fácil de ocorrer, é preciso ter muita atenção quando se está entrando com uma fórmula manualmente.

Para tentar evitar essa mensagem, você pode entrar com as fórmulas usando faixa de comandos fórmulas e escolhendo a desejada. Com isso, o MS Excel abrirá uma caixa e diálogo para entrada apenas dos argumentos.

Outra coisa que pode ajudar é quando você definir algum nome para uma faixa ou célula, a digite em letras minúsculas, pois o MS Excel representa as funções (mesmo digitadas em minúsculo) com letras maiúsculas e assim você poderá identificar se digitou algo errado caso o MS Excel não altere a função para maiúsculo ou mantenha o nome de sua faixa em minúsculo.

#NumEste erro ocorre quando há um problema com um número em sua fórmula. Normalmente quando você insere um argumento inválido em funções matemáticas ou trigonométricas.

O erro #NUM! Também pode aparecer se você estiver usando uma função que tenha iteração e o MS Excel não puder calcular um resultado, pois pode não haver uma solução para o problema.

Por exemplo:

Se você tiver uma fórmula para calcular a raiz quadrada de um número.

Tela01 - Num

A fórmula calcula a raiz quadrada do valor digitado na célula C4.

Se o usuário colocar um valor negativo por exemplo, o Excel não retornará a mensagem de erro.

Tela02 - Num

#RefEste erro indica que sua fórmula contém uma referência de célula invalida. Isso pode ocorrer normalmente por uma das seguintes ações:

  • Você excluiu a célula à qual a fórmula se refere;
  • Você recortou uma célula e a colou em uma célula usada pela fórmula;
  • Sua fórmula faz referência à um endereço que não existe, como por exemplo A0 (zero).

#ValorSignifica que você usou um argumento inadequado em uma função.

Por exemplo:

Caso você tenha 02 valores e faça uma fórmula simples de adição:

Tela01 - Valor

Se por acaso, ao invés de um número, o usuário digitar um texto, obteremos a mensagem #VALOR!

Tela02 - Valor

Para evitar estas mensagens é importante que tenhamos muita atenção às fórmulas, faixas de nomes e referências, mas caso as mesmas apareçam é importante entende-las e saber como trata-las.

Deixar uma resposta